Função FILTRAR (Filter) do Excel 365
A função FILTRAR (Filter) permite filtrar intervalos de dados com base em critérios determinados nos argumentos da função.
Resumo
A função FILTRAR (Filter) permite filtrar intervalos de dados com base em critérios determinados nos argumentos da função.
A função FILTRAR (Filter) apenas está disponível a partir do EXCEL 365. Segue a ligação para veres como aplicar a função FILTRAR.
Síntaxe
=FILTRAR (matriz; incluir; [se_vazia])Argumentos
matriz // definimos o intervalo ou a matriz que pretendemos filtrarincluir // uma matriz de valores booleanos em que o valor VERDADEIRO representa uma coluna ou uma linha que queremos reter
[se_vazia] // devolvido se nenhum valor for identificado na matriz retida [OPCIONAL]
Racional da função FILTRAR
A função FILTRAR (Filter) devolve valores correspondentes encontrados num intervalo com base em testes lógicos. Estes testes podem ser compostos por uma argumento "hardcoded" ou fórmulas mais complexas. Podemos filtrar o intervalo e extrair os valores iguais a um determinado texto, valores de um determinado mês ou ano e mesmo valores maiores ou menores que um determinado intervalo que definimos.A função é bastante directa e fácil de entender. Tem apenas três argumentos, sendo que no primeiro argumento "matriz" definimos o intervalo total de dados que queremos filtrar. O segundo argumento é o que pode assumir maior complexidade, já que podemos apenas dizer que queremos filtrar algo igual ou diferente de um determinado valor ou podemos criar argumentos mais complexos conforme veremos nos exemplos abaixo. O último argumento é uma mensagem de erro. Podemos deixar vazio ou escrever por exemplo "Nenhum valor encontrado" que será devolvido sempre que o segundo argumento não exista no intervalo total que definimos no primeiro argumento.
Esta função trabalha com Conclusão Automática (Spill) o que significa que a fórmula expande para as outras células. E os resultados da função são dinâmicos. Quando o intervalo de origem altera, os resultados da função actualizam-se de forma automática.
A função funciona com intervalos verticais e horizontais e o intervalo da matriz do segundo argumento deve ter a mesma dimensão que o intervalo do primeiro argumento. Caso contrário a função devolverá erro.
1. FILTRAR com base num critério simples
=FILTRAR($A$4:$E$20;$B$4:$B$20=H2;"Nenhum")
2. FILTRAR com base num texto parcial
=FILTRAR($A$4:$E$20;É.NÚM(PROCURAR("é";$B$4:$B$20));"Nenhum")
3. FILTRAR com base em múltiplos critérios
=FILTRAR($A$4:$E$20;($B$4:$B$20="Brasil")*($C$4:$C$20<40);"Nenhum")
4. Nenhum valor retido na matriz de filtro
=FILTRAR($A$4:$E$20;$B$4:$B$20="Japão";"Nenhum")
Descargas
Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos do artigo para usar a função FILTRAR do Excel 365